Se assim como eu, você já estava impressionado com o poder do ChatGPT que usava o modelo GPT-3, agora com o lançamento do modelo GPT-4, com certeza você vai ficar ainda mais boquiaberto com o poder desta ferramenta.
Neste artigo, quero compartilhar com você o que eu vi ontem, 14/03/2023, na live de demonstração do GPT-4: o que ele pode fazer, principais mudanças, como acessá-lo e claro, algumas dicas de uso desta ferramenta.
Breve Introdução
Parâmetros de treinamento
A OpenAI passou 2 anos trabalhando no desenvolvimento e aprimoramento do modelo GPT-4, o qual foi treinado em aproximadamente 100 trilhões de parâmetros, enquanto seu antecessor foi treinado em 175 bilhões. Veja a imagem abaixo.
Só por aí já dá para termos uma ideia do grande salto de um modelo para outro, mas, você pode está se perguntando, tá, Jadson, e quais as novidades, vai contar ou não? rs. E a resposta é: É pra já! rs
Novos atributos do GPT-4
Criatividade
Agora o GPT-4, como está sendo chamado, está mais criativo. Ele consegue fazer algo como: resumir um poema, onde todas as palavras devem ser iniciadas com uma letra do alfabeto, detalhe, não pode repetir as palavras.
Se você tentar efetuar este comando no ChatGPT, ele não conseguirá, dará uma mensagem dizendo que não é capaz de executar tal ação ou coisa do tipo.
Você pode se perguntar, tá, mas pra que eu vou usar isso? Calma… Se você é um escritor de contos, por exemplo, esta pode ser uma bela aplicação, ou, pense em um professor de ensino infantil que queira estimular as crianças a criarem frases, pequenos textos, brincadeiras, enfim, deve ser bem útil, sem contar que estamos falando de um exemplo.
Visual e não só textual
Essa é realmente impressionante, imagina que você queira dá uma inovada na cozinha com os poucos ingredientes que tem na geladeira. Você pode tirar uma foto destes ingredientes, e pedir para o GPT-4 passar uma lista de receitas que podem ser feitas com estes ingredientes, além de pedir para que ele passe o modo de preparo.
Prompts maiores
Acredito que esta, a turma que trabalha na área de Direito vai adorar. Imagina você poder passar cerca de 25 páginas de texto para o GPT-4 e pedir para que ele faça um resumo? Pois bem, agora o GPT-4, aceita aproximadamente 25.000 palavras como entrada, enquanto o GPT-3, aceitava aproximadamente 4.000.
Nota: Este é um cálculo aproximado, levando em consideração: “regra geral da ABNT que é padrão para trabalhos acadêmicos. Deve-se utilizar a fonte Times New Roman / Arial tamanho 12 (não pode usar as duas fontes, tem que escolher uma)”.
Outro ponto, a IA conta palavras em inglês e não português.
Capacidade de raciocínio
Quem já pediu para o ChatGPT fazer umas contas matemáticas, sabe que ele não é tão bom, onde até mesmo em contas simples ele se perde, mas o GPT-4, virou um mestre na área.
No vídeo, o apresentador pede para GPT-4 ler o código tributário e a partir daí, efetuar os cálculos dos impostos e veja o que aconte. (minuto 19 do vídeo).
Apesar do GPT-4 não ser um Tributarista, acredito que para quem quer ter uma noção de como calcular o seu imposto de renda, já é um bom começo e pense o quanto esta ferramenta pode ajudar uma empresa de Contabilidade a efetuar o cálculo de IR de centenas de pessoas.
Segurança e qualidade nas respostas
A OpenAI passou 6 meses treinando o GPT-4 no quesito segurança, a fim de tornar o modelo menos propenso a responder perguntas direcionadas ao terrorismo e coisas do tipo e o grau de melhoria neste quesito foi de 82% em relação ao GPT-3.5, além de um aumento de 40% em produzir respostas factuais, verídicas, o que faz com que o grau de confiabilidade nas respostas aumente e aquele nosso double check diminua.
Como acessar o GPT-4?
Bem, se você é assinante da GPT-plus, já pode fazer os primeiros testes na ferramenta, a qual tem limite de 100 mensagens a cada 4h. Falando assim parece pouco, mas trocar 100 mensagens no dia, eu já acho bom, a cada 4h é maravilhoso.
Parêntese: Depois você me conta como foi a “brincadeira”? rs.
Voltando… Para os demais, deverá se cadastrar em uma fila de espera para aguardar ser chamado, porém, esta fila é para quem utilizará o GPT-4 via API, então se você não é desenvolvedor ou não tem pretensão de usar o GPT-4 na sua empresa ou em casa, esta fila não é para você.
Já existem empresas usando o GPT-4?
Sim, empresas como Duolingo, Be My Eyes, Stripe e Khan Academy já está testando esta nova versão da IA.
O Stripe, por exemplo, usa este “carinha” para melhorar o seu modelo de anti-fraude. Demais, né?
A Be My Eyes, está testando a funcionalidade de reconhecimento de imagens que citei acima. Esta startup dinamarquesa, conecta pessoas cegas ou com baixa visão à voluntários que desejam ajudá-los nas tarefas diárias.
Com o GPT-4, será possível, dentro do app da startup, gerar um voluntário virtual, o qual terá o mesmo grau de confiabilidade que um humano. Olha que demais isso. E mais… Olha a escala! Sensacional!!!
Palavras finais,
Eu fiquei super impressionado com o poder do GPT-4 e confesso que já fiquei ansioso em desenvolver aplicações práticas e muito úteis para área de e-commerce, assistência virtual, finanças pessoais etc.
Por sinal, estou desenvolvendo um bot Educador Financeiro no Telegram com ajuda do ChatGPT, o qual irá ajudar milhares de pessoas a manter suas finanças pessoais equilibradas e sair das dúvidas.
Se você tiver interesse, IA Bot Educador Financeiro para ser avisado de quando este bot estiver disponível.
Espero que você tenha gostado e até a próxima!