O que esperar do Microsoft 365 Copilot, nova IA para diversos produtos da Microsoft?
Se você é programador, já deve ter ouvido falar no GitHub Copilot, que é basicamente uma IA que ajuda o desenvolvedor a encontrar erros em código, construir novas lógicas, desenvolver funções, corrigir bugs etc.
O Copilot funciona como um “auto completar”, ele entende o contexto e dá sugestões. O ‘negócio’ é um organismo vivo. Eu testei uma vez (não sou programar) e fiquei embasbacado com o poder desta ferramenta.
Ontem, 16/03/2023, a Microsoft anunciou o lançamento do Microsoft 365 Copilot, uma IA que estará presente em diversos produtos do Office 365 e Power Platform, como: word, excel, outlook, excel, power automate etc, a qual promete não só aumentar a produtividade dos seus usuários, mas como também a criatividade.
Neste artigo, quero compartilhar com você um pouco do que eles anunciaram como novidades e um pouco da minha visão sobre esta novidade.
O que vem por aí?
Você já imaginou entrar no word, escrever um tema e em alguns segundos a IA criar um texto rascunho com base naquele tema? Ou, você passar um caminho de um documento word e o powerpoint fazer uma apresentação para você? Pois bem, este são alguns dos exemplos de uso do Copilot.
Algumas aplicações
- Outlook: Sugerir respostas à e-mails com base no contexto do e-mail recebido;
- Excel: Fazer uma análise de tendência, criar gráficos e visuais com poucos cliques;
- Powerpoint: Trazer toda aquela análise feita no excel para um formato mais gerencial;
- Teams: Criar ATAS de reunião em tempo real, destacando as pessoas com opiniões convergentes e divergentes, além de sugerir ações;
- Power automate: Desenvolver chatbots e aplicativos para sua organização em poucos cliques.
A combinação de tudo disso
Agora imagina você poder combinar tudo isso, por ex: Você envia um e-mail para o seu time solicitando o status das atividades A, B, C e, ao receber o e-mail de resposta, o Copilot + Business Chat (sistema de alertas) sugere:
- Marcar uma reunião às 11h do dia “x” com os envolvidos na atividade, detalhe, ele já viu que ambos estão com a agenda livre neste dia e horário marcado;
- Atualiza o Kanban no Teams;
- Sugere um e-mail de resposta;
- Sugere uma análise (no excel) mais aprofundada sobre o tema
Por fim, te serve um cafezinho. rs, brincadeira. Mas ele ainda pode gerar alertas de impacto desta atividade nas demais. Fala ae, demais não é?!
Notas do Autor
Quem me conhece, sabe que sou amante da tecnologia e que sou muito preguiçoso no quesite, tarefas repetitivas, pois sempre procuro delegar para máquinas este tipo de atividade.
Quando eu trabalhava no mundo corporativo, por exempo, os meus colegas me viam passar a maior parte do tempo investindo em formas de automatizar as tarefas e depois ficar só no F5, rs. Desta forma eu poderia me dedicar a tarefas que a máquina não pode fazer que é, criar estratégias de crescimento para empresa.
Por sinal, hoje, IAs como GPT-3.5 e agora o GPT-4, serão capazes sim, que ao meu ver é surpreendente, pois terei “alguém” para validar e aprimorar meus modelos. Pense nisso!
Fico por aqui, espero ter contribuído para o seu crescimento.
Até a próxima!