Grave bem esta palavra: Assistente virtual, pois se você entender isso, tirará muito mais proveito dessa incrível tecnologia.
De uma forma bem simples, o que é o ChatGPT?
Tudo jóia, empreendedor(a)?
Falamos anteriormente sobre Assistente Virtual, certo? Pois bem, esta é a definição mais curta e mais interessante que eu tenho sobre esta tecnologia.
Acredito que definição técnica você já tenha ouvido falar, por isso vamos pular esta parte e vamos ficar com a parte prática do negócio, porque a menos que você vá trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias de LLM (large language model), você não precisará se aprofundar.
Por que Assistente Virtual?
Vamos a uma analogia
No mundo real e “perfeito” como seria um Assistente Pessoal? Uma pessoa que estaria ali para resolver desde os problemas mais simples da sua empresa e/ou vida pessoal até os mais complexos.
Aquele que você pede uma coisa e ele não tem a resposta, mas sabe onde buscar. Aquele que está atento à sua agenda, compromissos, estudioso, atento às tendências, amigo, bom ouvinte, enfim, um dos profissionais mais importantes na sua empresa e/ou vida, certo?
Pois bem, agora imagine tudo que falamos acima na prática, porém de forma virtual e muito precisa.
Imagine que você precisa comprar uma casa e pede para ele indicações das melhores casas na região “x”, ou, qual o nome do remédio que uso para dor de cabeça que começa com a letra “p” e que vem dois na caixa (por exemplo).
Este último, você não acredita, mas ele vai te trazer resultados que com muita folga estará próximo do que você precisa.
Agora acho que com este você entendeu o que eu quis dizer com Assistente Virtual, certo? E mais do que isso, entendeu que temos à nossa disposição muito mais que um gerador de textos.
O que é prompt e por que ouço tanto falar neles?
Essa coisa de prompt, pode ser entendida como a entrada que você dá para a Inteligência, em outras palavras, a sua pergunta e/ou pedido, o qual precisa ser bem formatado e é aí que está o segredo para tirarmos o melhor desta ferramenta.
Se ele não tem respostas prontas, ele pensa para responder (analisa o contexto), você concorda comigo que uma boa pergunta é que vai mudar o jogo?
Vamos à mais uma analogia. Tenho certeza que agora vai ficar claro.
Suponhamos que você pede para o seu filho ir à feira comprar frutas: “Filho, você pode ir à feira e trazer frutas, por favor?“ Neste exemplo bem “bobo”, você consegue analisar e me responder, o que está faltando? O que está errado neste pedido?
Olha, não tem nada de errado neste pedido, mas o fato é que se o seu filho trouxe: manga, tomate, banana verde, abacaxi e pera, ele não estará errado, pois você não foi específico. Faltou você definir: quais frutas, quantidade, valor médio (para que ele tenha uma base), horário, pois na xepa pode ser mais barato, faltou tanto falar sobre o estado da fruta (madura ou não) enfim, entendeu?
Daí você pode pensar: Nossa, Jadson. Eu preciso especificar tudo isso? A resposta é sim, pois, a menos que o seu filho já tenha o hábito de comprar frutas, ou seja, ele já tenha este “briefing”, com certeza trará errado.
E com as IAs é exatamente a mesma coisa. O melhor prompt é aquele que é o mais específico possível, pois desta forma estamos limitando o universo e criatividade da IA.
Qual o poder desta tecnologia?
Acredito que nem mesmo os criadores do ChatGPT têm esta resposta, pois como esta IA foi treinada em milhões de coisas, é difícil conseguir mensurar.
Se você for médico, advogada, nutricionista, analista de dados, programador, pedreiro, analista logístico, designer, estudante, aposentado, não importa, preocupe-se em fazer perguntas bem objetivas e esta IA te direciona e te ajuda a tomar melhores decisões.
Lembrando que ela é uma assistente e não o dono da verdade, por isso, é importante usarmos as respostas como inspirações e não como verdade absoluta, a depender do uso, claro.
O ChatGPT é um google melhorado?
Com certeza, não! O sistema de busca do google não possui análise de contexto e sim análise de palavras-chave.
Só isso já basta para diferenciarmos. O google não cria nada, ele te liga às pontas. Já o GPT, cria. Experimente pedir para ele criar um programa em Python que resolva o problema “x”. Ele irá desenvolver aquilo na hora, e não buscar resultados que satisfaçam aquele pedido, entende?
Conclusão
Use esta ferramenta como seu assistente pessoal/profissional, para te ajudar a tomar melhores decisões, não importa se você é um estudante ou um empresário, o poder de processamento e inteligência por trás dela é muito grande. Não perca tempo com atividades repetitivas, o GPT pode te ajudar por exemplo a identificar padrões de comportamento de compra dos seus cliente, ele pode em questão de segundos fazer uma análise e te responder quando vai ser o breakeven da sua empresa, pode também por exemplo, te ensinar como usar logaritmo, aquilo que não entendemos direito na escola, sabe?
Ele pode explicar para você logaritmo como se fosse para uma criança, peça a ele. Eu já fiz, rs.
Ele pode te ajudar a falar um outro idioma, treinar para passar em um concurso. Educar-se financeiramente, e este último por sinal, tem um bot no Telegram que te ensina. Eu mesmo que construí usando o ChatGPT, dê uma olhada e me fale.
Fico por aqui, espero te ajudar e até a próxima.
Conhecimentos Gerais
1 – ChatGPT é um Google melhorado?
Não, experimente pesquisar tanto no google quanto no GPT por: “animais sem tromba”. Com este exemplo você entenderá facilmente a diferença entre as tecnologias.
2 – O ChatGPT ainda é gratuito?
É sim, o modelo GPT-3 é 100% gratuito e pode ser acessado diretamente pelo site da OpenAI.
3 – Como montar treinos com o ChatGPT?
Os treinos podem ser montados através de prompts bem elaborados. Se precisar de ajuda, é só chamar.
4 – Qual a diferença entre o GPT-3 e GPT-4?
O GPT-4 possui por exemplo, a capacidade de interpretar imagens, coisas que o GPT-3 não faz, isso porque, este novo modelo recebeu este treinamento, basicamente é isso.
5 – Como acessar o ChatGPT?
Você acessa o ChatGPT através do site da OpenAI